quinta-feira, 5 de novembro de 2009

As Tomadas de Posse

APÓS A FEIRA DE AGOSTO, A FEIRA DAS VAIDADES

Vimos por este meio fazer a “reportagem” possível da Tomada de Posse do “Novo Executivo” da Câmara Municipal de Grândola que, a nível formal e político nem teria muito que contar a não ser um “porém” que nos deixou perplexos dado não esperarmos este tipo de “aparições” na nossa terra tão desprovida de vaidades bacocas.
Bem, comecemos pelo discurso redundante e já bastante conhecido onde não faltaram os lugares comuns como “ 25 de Abril para Sempre”, “mais trabalho”, “mais desenvolvimento” (onde é que nós já ouvimos isto?) e ... Zeca Afonso! Aqui gostaríamos de abrir um parêntesis dado que consideramos que o nome começa a ficar gasto e é usado para tudo e para nada, sempre que dá jeito, agora sem problemas porque a individualidade já nem se encontra entre nós. No entanto, se fossemos religiosos, responderíamos a isto com uma outra frase feita: “Não invoques o nome de Deus em vão”. Portanto, nada de novo a não ser o lote de individualidades presentes, entre os quais contamos os seguintes: O GOVERNADOR CIVIL DE SETUBAL,PACO BANDEIRA, CHAINHO MUSICO, BEM COMO UM REPRESENTANTE DO CLERO.
Ora isto de colocar a Igreja ao lado do poder secular perece-nos coisa medieval, mas pronto! Seja a feita a vontade de Deus e dos homens.
Ficamos foi ofuscados com o desfile rendas, lantejoulas, brilhantes e purpurinas, altas “produções artísticas” nunca vistas em tais ocasiões. As lacas brilhantes nos penteados tipo “super-tia” faziam do local uma espécie de discoteca dos anos 80, só que as bolas de espelhos eram, com o devido respeito, as cabeças e os vestidos onde tudo resplandecia. Não ficaram os homens atrás, tendo-se visto em toda a sua pujança o que é ser metrosexual (não confundir com opções sexuais) na província. Fez-nos lembrar Camilo Castelo Branco na sua obra “A queda de um Anjo”, comédia magistral.
No que concerne à Tomada de Posse da Junta de Freguesia, outro galo nem Zeca, nem Bandeira) cantou e as coisas passaram-se numa normalidade habitual, em que a nova Presidente da Assembleia e a da Junta afirmaram estar em maioria e que iriam cumprir o programa do P.C.P. mantendo-se em silêncio como têm feito até agora. Ou será que irão pronunciar-se mais tarde? Para aferir desses factos e afirmações cá estaremos de olhos abertos e ouvidos atentos, já livres dos encandeamentos camarários.
Como disse Oscar Wilde: “O mundo é um palco, mas o elenco foi mal escolhido”... e os adereços foram excessivos.

9 comentários:

Anónimo disse...

olha-me esta... agora está explicada a atitude estranha do 5º candidato durante toda a semana. O pobre coitado deve ser o Relações Públicas destes eventos e por isso passa a vida ao telemóvel, contactando empresas de cattering, salões de beleza, estilistas e estáticistas com perigo da sua própria vida e da dos outros uma vez que nem a conduzir larga o aparelho!
É que realmente é preciso muito para levar a cabo uma produção destas...pois!
Espero que depois disto não tenha sofrido tendinites, excesso de radiações do aparelho, ou algo que o valha e que possa trabalhar um pouco mais descansado sem o télélé sempre a importunar.
Como sempre, o post foi uma delícia, pena não poderem confirmar se as lacas eram Pantene Pro-V ou do Lidl. É que gostava de ver a patroa produzida também...

Anónimo disse...

Ai, ai, ai! Já não me aguento de rir com as coisas que vocês escrevem. Este país é todo uma Feira da Ladra disfarçada em Feira das Vaidades mesmo... terão sido fatinhos alugados, ou comprados na loja do chinês? E o comentador acima também é terrível: pobre do homem, se trabalha é porque trabalha, se se engasga é porque se engasga, ehehehehehehe!
O engraçado da questão é que isto é muito estranho para os partidos há muito instalados nesta terrinha e terem qe reconhcer que este partidinho existe e que têm que levar com ele, deve ser uma dor de tola, que vai lá vai!
Por mim, sou leitor incondicional deste site e do outro embora lá escrevam pouco.
Fazia muita falta agitar as águas por aqui, isto estava uma pasmaceira... agora até temos Clero! Não deixam passar uma em branco, qualquer dia gozam com vocês mesmos como quando nos deram um banquete virtual. Haja boa disposição catano!Muito bem! :D
G.I.

Comporta disse...

Ontem fez-se história na Comporta e também lá caiu o muro.
O povo juntou-se, foi À Assembleia de Freguesia e resolveu dizer basta ao autoritarismo comunista.
As pessoas foram, fizeram-se ouvir, aplaudiram a voz da verdade, a voz do Bloco!
Vaiaram a presidente, disseram o que pensavam e apoiaram a deputada do bloco.
Foi fantástico para o Bloco, mas acima de tudo foi fantástico para a Comporta.
Em Bloca faremos a diferença!
Vão ler um exemplo de democracia em http://komporta.blogspot.com

Anónimo disse...

Ora bem, ora bem! Eu também lá fui como mero observador e vi esse desfile de iddiotice também, Fico a pensar que raio tinham as pessoas na cabeça, além dos penteados, para se apresentarem assim numa coisa normal, banal e já esperada... mostrar que são lindas? Faz-me lembrar a criança que vê a tia pintar-se ao espelho e pergunta: "ó tia porque fazes isso?" e ela responde: "Para ficar mais bonita" ao que a criança comenta: "Mas e porque é que não ficas????"
Não é só PARECER, tem que se SER também e isso NÃO SÃO!
Mas... há sempre um Mas para equilibrar a questão: O Presidente, talvez vendo o exagero anunciou que havia um ecran gigante para se ver a bola se estivessemos fartos da cerimónia, isto é algo muito positivo. Escusado será dizer que dei de frosques e fui ver o joguinho. É que tanta artificialidade também cansa, ora bem!

Electricista

Anónimo disse...

Como Mulher tive vergonha do que vi! Parecia uma feira de seres humanos: quanto mais "produzidas" mais valiam? Mais cotação tinham no mercado? Não há nada como uma roupinha limpa lavadinha com Xau e carinha fresca... o resto... a beleza é interior e esta crónica está muito mas muito bem feita!
Parabéns à redactora que já todos sabemos quem é! :D
Cristina

Anónimo disse...

A minha irmã foi muito delicada no que escreveu sobre isto. Eu cá vou dizer o que realmente penso, doa a quem doer. Esta cena fez-me lembrar os comentários que se fazem às "meninas" do alterne: Vestidas de modo a chamar a atenção, muito brilho, lantejoulas e nada na cabeça. Para bom entendedor... tomem juízo mulheres!! Porra que um gajo nem com pinças lhes pegava! RIDICULO!

Irmão da Cristina

Anónimo disse...

Este tal Wilde deve ser um gajo bem fixe! Gostei do final, quer dizer, já se espera que "alguém" feche a escrita com chave de ouro e nunca nos desaponta! :D

Anónimo disse...

heheheheh fui ver à net, esse gajo já morreu, mas teve cá uma vidinha... gostei! Gostei da "feira" e gostei MUITo do artigo. É assim, sempre a bombar!

Jovem Interessado

Anónimo disse...

Ora agora é a vez do Tóni e tenho a dezer que não queria aquelas gajas todas engraxadas nem dadas! Ia ver a bola também. Essas gajas são caras comó camandro, fónix!

Tóni