sábado, 17 de outubro de 2009

SOCRATES.... ORGULHOSAMENTE ABANDONADO

Não sendo analista política, não posso deixar de me maravilhar com o que observo na política portuguesa.
Já diz o povo com toda a razão "faz boa cama que nela te deitarás", ou "vais colher o que semeares" e .... tem razão.
Gosto muito de ver as revistas "cor de rosa" e as suas capas apelativas. Há tempos, antes das eleições vi uma onde estava o nosso 1º com o seguinte título: " Grande desgosto", etc, etc. No interior e porque já sabemos da qualidade destas revistas, qual não é o meu espanto quando leio que Socrates estava desgostoso porque a sua veneranda mãe não aprovava o seu "namoro" actual, estando muito ligada à ex-nora! Uma pessoa não sabe se há-de rir ou chorar perante isto, sinceramente! Que tenha uma namorada compreendo, agora que se desgaste com a opinião materna com esta idade, já acho rebuscado demais! Foi então que me lembrei: ah, isto é mais um apelo ao voto porque ele "é muito bem parecido" (como muitas eleitoras pensam) e tem desgostos de amor. Faz boa cama... isso já não sei!
O tom tem que ser humorístico dado que um pequeno ditadorzinho que nos andou a chatear durante estes anos todos, se mostrou assim tão frágil e carente na Nova Gente na mira dos corações solitários femininos e alguns masculinos também. Cada um sabe de si. Mas isto não é política a sério.
Política a sério é o que se está a ver - Tanto desdenhou dos outros com a sua inabalavel maioria absoluta que, agora que a perdeu, ninguém se quer "queimar" em coligações definitivas ao lado de tal espécime da humanidade. O que se seguirá só o futuro nos vai dizer, ou como dizem os filósofos futebolisticos, "Prognósticos só depois do jogo" e este jogo vai ser muito duro para quem mandou e desmandou a seu bel-prazer durante tanto tempo. "vejo-o assim abandonado ( ah grande Rui Veloso!) com esse ar tão grave e sério" a desenterrar múmias para as próximas presidenciais e corta-se-me o coração, porque:
1º não se sabe se os candidatos durarão até lá,
2º já nos está a distrair a atenção com assuntos longínquos
3º tem tanto para fazer e não consegue fazer nada
Pena é que uma pessoa bem formada e licenciada (talvez doutorada) nunca tenha ouvido a voz do bom senso popular que diz: "todos precisamos uns dos outros" e se tivesse posto nesta desconfortavel posição que o pode levar a "cair da cadeira", de ORGULHOSAMENTE SÓ. Mas onde é que eu já ouvi isto????!!!
Para termirar não posso deixar de me lembrar de Oscar Wilde na sua imensa sabedoria: É um absurdo dividir as pessoas entre boas e más. As pessoas são charmosas ou tediosas. Não me restam dúvidas de iremos ter um 1º ministro "de charme", agora político isso já não afianço nada.
Agurademos o desenrolar desta novela.

Josefina Batista
Bloco de Esquerda Grândola

16 comentários:

Anónimo disse...

BEM VINDOS. AGORA SIM VOLTAMOS A TER OS BONS TEXTOS A QUE NOS HABITUARAM. PARABENS, CA ESTAREI MUITAS OUTRAS VEZES POIS FICO DELICIADO COM ESTA ESCRITA TAO UNICA. ORGULHOSAMENTE VISITANTEDESTE BLOGUE.

Anónimo disse...

ahhh agora já se sabe de onde vêm estes textos! Gostei e cada vez gosto mais! parabéns e que nunca se calem!
Esta cena do ministro de charme para gajas parvas está sublime, só podia ter sido por uma mulher, vocês sabem muito, heheheheh!

Gajo muito gajo sem charme nenhum, mas muito alentejano|

Anónimo disse...

É verdade! deu uma de charmoso e triste para captar os votos das mulheres e sendo mulher achei isso um insulto! Bem visto Josefina Batista!
Não te escapa uma, hã?
M.R.P.

Anónimo disse...

Oh que cena mais louca! É verdade que isto do candidato socialista a presidente é uma carta em branco.. um envelope fechado, mas fartei-me de rir com o artigo todo. A malta é jovem mas não é nada burra, ah pois é... gajas ponham-se a pau, foram todas assediadas com o charme, eu dava-lhe um murraço nas fuças e se fosse gaja não votava nele como não votei. Bem descascado D. Josefina! Para a próxima veja lá é cabeça de lista que desses não vi ninguém!

Anónimo disse...

Uau! Nunca tinha pensado nisto de homem ser bonito, mas vendo bem... como é que ele havia de ganhar tanto voto depois do descalabro que foi o seu mandato??? Mulheres abram os olhinhos, façam como a D.josefina Batista!
Já agora é minha convicção que com um discurso destes a D.josefina cala qualquer Beato ou mocinho de sacristia. Gostava de a ver como cabeça de lista como já aqui disseram. A brincar a professora Josefina casca bem, deixa-nos bem dispostos, porém atentos. Só por caoisas vou perguntar à patroa se acha o sacana do Pinócrates bonito... olha isto há merdas... um homem não pode estar descansado, porra!

Joaquim veloso

Anónimo disse...

esta senhora tem tomates! É assim mesmo e mai nada! Vão em carinhas lorocas que vamos bem... e quanto a múmias, pois, ~já não dizem coisa com coisa!
Este foi o melhorzinho que já li sobre o nosso galã. este gajo pelo que fez e como tratou os portugueses ainda vai acabar com a Maitê Proença, juntinhos para sempre e muito felizes, quer a velha do socrates queira quer não! Ah grande josefina batista que chama os bois pelos nomes! E quem tiver medo que compre um cão!
M.J.G

Anónimo disse...

EXTRA! EXTRA! MAITÊ E SOCRATES CASAM EM SEGREDO!!! Segue-se copo de água e cospidelas na fonte dos Jerónimos!
Bora ver malta! Viva a Josefina que é olho vivo e pé ligeiro!
Já me dói a pança de rir, caraças!

Anónimo disse...

Josefina ao poder! Mai nada, porra!

Anónimo disse...

Deixando de brincadeiras, ninguém nota estas coisinhas, ams a verdade é que com uma noticiazinha destas se conseguem uns votos dos corações femininos que fantasiam com o "poder". è bom que se abram os olhos para estes truques que nada têm de inocentes. Bem visto e melhor escrito!
Parabéns!
Maria Antónia

Anónimo disse...

Oh coitadinho do homem que a mãe não o deixa namorar!!!! Estou xeia de peninha... ontem nem dormi a pensar nisso! Raio que o parta! D. Josefina, continue que isto parece o gato Fedorento! Boa!
E Veja lá se é cabeça de lista que precisamos de pessoas assim perspicazes!

Anónimo disse...

Oh pááááá, gostei demais deste post e dos comentários que animam isto tudo! Boa! Mesmo muito boa!
Meus amigos parabéns pelo discernimento e pela qualidade do post.
Espero que seja um aperitivo para mais sátiras bem esgalhadas como esta.

Anónimo disse...

houve aqui alguém que falou na atrizinha que nos veio para cá ofender. Fez muito bem em ter falado, a unica coisa que nos resta neste momento tão triste da vida nacional é o orgulho de ser português, da nossa história secular. Nós fomos o primeiro país a defenir-se como tal na europa. Temos 900 anos de história como portugueses.
Não é para vir uma badameca qualquer cuspir nos nossos monumentos tal como os políticos fazem no povo, que isto sirva de exemplo: se não nos dermos ao respeito, ninguém nos respeita. E agora estou a falar para os políticos. Foi brasileira ( o cúmulo da burrice mundial) mas poderia ter sido de outra nacionalidade qualquer. É uma vergonha que as autoridades portuguesas não tenham uma palavra a dizer sobre isto.
O comentador que falou nisso tem toda a razão para estar indignado, como tem o povo português. Como eu estou!
Grandolense Indignado

eu disse...

Onde é que anda a democracia e a liberdade de expressão?
" O eurodeputado social-democrata Mário David exortou hoje o escritor José Saramago a renunciar à cidadania portuguesa por se sentir "envergonhado" com as recentes declarações do Nobel da Literatura sobre a Bíblia.

No sítio pessoal na Internet, o vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE), eleito pelo PSD, escreveu hoje que José Saramago "há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa!""

Quando o senhor recebeu o Nobel, era ridiculo renunciar à cidadania portuguesa.
Agora, como não defende os valores do partido, já não merece ser português.
Pelo menos o Salazar era directo e assumia o seu autoritarismo. Voltámos à censura e à estupidez!
Estamos entregues aos bichos...

Anónimo disse...

heheheh eu cá fartei-me de rir da declaração do Saramago que dizia que Deus era vingativo, injusto e MÁ PESSOA! o velho deve estar parvo para dizer tal asneira, ou não saber ler mesmo nadinha então Deus agora é uma PEESOA?? Não é o famoso "Espírito Santo" da tão controversa "Santa Trindade"?
ele mesmo disse renun ciar à nacionalidade, ams porque raio não o fez? Não é rei na ilha espanhola junto da esposa-neta? ahahahahah os políticos são idiotas: como podem querer obrigar o homem a renunciar a uma coisa que ela já havia renunciado?
Santa pachorra para tanta idiotice.. se o velho é ateu, tudo bem xiça!
Mas uma coisa não lhe perdoo: o facto de não usar pontuação na escrita! F... como é que se pode ler seja o que for, sem uma vírgula, os sinais de diálogo, pontos de interrogação e parágrafos que até nos tiram o fôlego? Só por isso devia mesmo ser espanhol, ahahahahahaha! Agora o poliqueiro vir com esses discursos é uma imbecilidade!
Escritores há muitos e podemos escolher, não preciso que venha um deputado da tanga dizer-me o que devo ler. Que cena mais bacoca, anda tudo ganzado! Tudo com o Alzheimer nos cornos... tristeza de gentinha..
até dá dó... ré..mi.. retiro-me enojado!

Anónimo disse...

O Bloco reune e tem na sua raiz um naipe de intelectualidade. Não creio que este assunto seja encarado para além daquilo que realmente é: um golpe publicitário para maior venda de livros.
Já toda a gente é escritor... político, Presidente da Junta... etc, etc. Hava vergonha na cara de todos os implicados, desde o escritor às várias religiões reactivas, ao deputadinho, ao povinho que vê passar o "reizinho todo nu" e sobretudo aos editores que lá conseguem fazer vender mais uns livrecos à conta desta não-polémica da tanga!
hasta la vista baby.
P.Q.P.

Anónimo disse...

Este foi dos melhores artigos que já li, tal como o Novo Ciclo Parte II!
Excelentes peças! Parabéns!