quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DESEMPREGADOS SEM PROTECÇÃO AUMENTAM 53%

Desempregados sem protecção aumentaram 53%
Mesmo sem contar com os jovens à procura de emprego, a desprotecção social dos desempregados aumentou 53% num ano. Foto Jenna Carver/Flickr
O número de desempregados sem direito a qualquer apoio do Estado está a crescer ao dobro do ritmo do desemprego. Em Maio registou-se uma subida de 53% em comparação com o ano anterior, mesmo sem contar com os jovens à procura do primeiro emprego. Os dados do governo mostram que esse aumento começou três meses antes da subida acentuada do desemprego.
Ler mais e comentar...
Endividamento atinge cada vez mais portugueses
Salários em atraso e desemprego estão entre as principais causas do endividamentoSalários em atraso, o fim das horas extraordinárias e o desemprego são as principais causas do sobreendividamento das famílias portuguesas. Um estudo da DECO revela que o endividamento aumentou substancialmente na classe média enquanto muitos trabalhadores de mais baixos rendimentos nem sequer podem recorrer ao crédito. Os pedidos de ajuda para resolver problemas de dívidas à banca aumentaram 74%.
Ler mais e comentar...
Acordo militar Colômbia/EUA cria tensão na cimeira sul-americana
Chavez, Lula e Morales estiveram presentes na cimeiraA decisão da Colômbia de permitir o uso de sete das suas bases militares pelo exército dos Estados Unidos criou profundas tensões na cimeira de presidentes da União de Nações Sul-americanas (Unasur) em Quito, no Equador. Os presidentes do Equador, da Bolívia e da Venezuela fizeram as declarações mais duras contra o acordo entre a Colômbia e os EUA. Na cimeira houve ainda uma condenação unânime do golpe militar nas Honduras.
Ler mais e comentar...
Helena Pinto critica descaramento de Sócrates
Helena PintoHelena Pinto, deputada do Bloco de Esquerda, considerou nesta terça-feira que o secretário-geral do PS e primeiro-ministro José Sócrates não tem "credibilidade política" para propor hoje "intenções em matéria social" após quatro anos de governação. Helena Pinto respondia assim ao artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias em que Sócrates vem defender que a “atitude” na governação, “o investimento público” e as “políticas sociais” constituem os três pontos fundamentais que separam o PS da direita.
Ler mais e comentar...
Vaticano responde a Pedro Almodóvar
O actor Gael Garcia Bernal no filme Mala Educación Três dias depois do cineasta espanhol Pedro Almodóvar ter criticado numa entrevista o Papa Bento XVI pelas suas posições retrógradas em relação à família e à mulher, o Vaticano respondeu que “Bento XVI não precisa de sair do Vaticano para se dar conta da existência de certos fenómenos sociais”. Almodóvar tinha recomendado ao Papa Bento XVI que “dê uma volta fora do Vaticano e veja como é a família de hoje em dia”.
Ler mais e comentar...
Ban Ki-moon exige libertação imediata da líder da oposição birmanesa
Suu KyiO secretário-geral das Nações Unidas exigiu, esta terça-feira, a libertação imediata de Aung San Suu Kyi, que foi condenada a mais 18 meses de prisão domiciliária por ter dado abrigo a um cidadão norte-americano. Ban Ki-moon considerou a condenação uma «desilusão».
Ler mais e comentar...
Mais de 800 candidaturas ao 'Porta 65' rejeitadas
Os apoios ao arrendamento jovem caíram 37,5 milhões de euros854 candidaturas ao programa de apoio ao arrendamento 'Porta 65' foram recusadas. O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) afirmou que há candidatos que são obrigados a mentir relativamente aos seus rendimentos para conseguir o apoio desejado, depois de terem sido reduzidos os apoios e sido apertadas as condições de concessão de apoio ao arrendamento dos jovens.
Ler mais e comentar...
Qimonda: trabalhadores em lay off querem aumentos
Situação dos trabalhadores agrava-se na Qimonda Os trabalhadores da Qimonda Portugal vão deliberar, em plenário, exigir da administração um aumento do salário pago durante o 'lay off', sob pena de votarem pela insolvência da empresa em Setembro. Segundo um membro da comissão de trabalhadores, "o desespero" pode levar os trabalhadores a defender a liquidação da empresa.
Ler mais e comentar...
Greve de estivadores força desvio de navios
Porto de AveirogMais de 12 navios foram desviados do porto de Aveiro devido à greve dos estivadores, que entrou na segunda semana, avalia o Sindicato dos Trabalhadores do Porto de Aveiro (STPA). A greve é um protesto contra a falta do pagamento do subsídio de férias. A partir desta terça-feira, os outros sindicatos vão deixar de prestar qualquer tipo de trabalho sobre cargas que fossem originariamente destinadas a Aveiro.
Ler mais e comentar...

Sem comentários: